Em defesa do corpo funcional, Asinea esclarece!

Com a ampla divulgação sobre o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão de denunciados como integrantes de organização criminosa armada que, a partir de 2017, atuaram nas áreas ambientalmente protegidas no Parque Estadual Costa do Sol, da APA Massambaba, loteamento Miguel Couto, Monte Alto/Arraial do Cabo, foram citados pela mídia como integrantes deste grupo, funcionários públicos do Instituto Estadual do Ambiente-INEA e do próprio PECS, que promovia loteamentos ilegais em áreas não edificáveis.

Cabe-nos ressaltar que esses integrantes citados como “servidores públicos do INEA”, na realidade, não fazem mais parte dos quadros do Instituto, sendo que a época, foram contratados em cargos comissionados, por indicação política, cujos contratos se encerraram. Esclarecemos, que muitos dos servidores públicos deste Instituto têm em média de 40 a 45 anos de serviço público, e não podem ser confundidos com estes  ‘servidores’ extra-quadro de contratos temporários. As pessoas relacionadas nesse caso não fazem parte do quadro efetivo da Instituição, uma vez que “servidores” extra-quadro são de livre nomeação e exoneração.

Esta situação, nos causa indignação e constrangimento pois quando se reportaram as ações praticadas e a Instituição, como sendo cometidas por ”funcionários públicos”, surge a conotação de que o Instituto compactuou com estas ações irregulares e com isto proporciona que os reais servidores públicos sejam confundidos com este grupo e causa descrédito da população quanto a lisura e a qualidade dos serviços prestados.

A ASINEA, Associação de Servidores do Instituto Estadual do Ambiente, repudia veementemente a forma como foram citados aqueles “empregados públicos” nas notícias divulgadas, acerca do ocorrido em Arraial do Cabo, que envolveram o nome do Instituto Estadual do Ambiente, INEA, bem como de seus competentes e abnegados servidores.

Portanto, é indispensável, a defesa dos servidores e desta Instituição, não apenas dos funcionários Lotados no Parque Estadual da Costa do Sol, na Superintendência Regional Lagos de São João e na Unidade da APA Massambaba, no que se refere a divulgação, mas de todo corpo funcional, que se sente desrespeitado quando se colocam num mesmo saco de pessoas mal-intencionadas, que usam a máquina pública apenas para interesses pessoais.

De tal modo, a ASINEA reitera o seu repúdio às notícias que dão voz aos que visam denegrir os servidores públicos do INEA, com a convicção de que os mesmos cumprem sua missão e papel estratégico de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, com um quadro funcional qualificado, valorizado e com credibilidade.

Outrossim, reafirma seu compromisso de lutar pela valorização e segurança dos servidores públicos, sempre tão atacados e maltratados por tantos governos.

 

Em Setembro/2021

Decio Bastos

Diretoria & Conselho Deliberativo da Asinea