Asinea perpetua a história da Feema em Parceria com o Canal Marcus Lima

O Canal Marcus Lima Ambiental, tem o objetivo de trazer informações atualizadas, desmistificadas e tecnicamente embasadas sobre as questões relacionadas com o meio ambiente.

Esse programa, chama-se “Ambiente em Equilíbrio”, se propõe realizar um resgate histórico da gestão ambiental no Rio de Janeiro, via entrevistas com profissionais que tiveram  participação nos órgãos ambientais desde o início dos anos 60 e as entrevistas estão focadas na fundação e nos primeiros anos da FEEMA. 

A Asinea disponibiliza, aqui também, esse maravilhoso conteúdo.

Esperamos que ajude a divulgar e preservar as histórias desses companheiros que tanto ajudaram a criar a ¨nossa¨ história.

São belas entrevistas.

Deliciem-se!

O formato do programa é de entrevistas, editadas e colocadas no ar, em vídeos de curta duração (10 minutos em média).

Os primeiros entrevistados foram os seguintes:

1- Professor Alceo Magnanini (vídeo)

Engenheiro Agrônomo, especializado em ecologia e conservação da natureza. Nascido em 26 de Outubro de 1925, e formado em 1948 na primeira turma da Universidade Rural (UFRJ).  Iniciou sua carreira no serviço público, no IBGE ainda em 1947, tendo atuado depois em diversas funções relevantes na gestão ambiental, tais como Chefe de Seção de Pesquisas Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Diretor do Departamento de Pesquisas Florestais e Conservação da Natureza do IBDF, chefe de divisão no Departamento de Conservação Ambiental da FEEMA, Assessor da Presidência do IEF, e mais tarde Assessor da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA, dentre vários outros cargos e funções.

Participou diretamente da elaboração do Código Florestal de 1965.

2- Victoria Braille (vídeo 01) (vídeo 02)

Nasceu em 1937 na cidade de Alegre, E.S.  Formada em 1962 pela Escola Nacional de Química. Especializou-se em controle da poluição do ar, nos E.U. em 1965. Na administração pública, atuou como Chefe de Controle de Poluição do Ar, pelo extinto IES (Instituto de Engenharia Sanitária) do Estado da Guanabara, foi também chefe da Divisão de Controle da Poluição do Ar da FEEMA, Subsecretária de Estado do Meio Ambiente e Presidente do IEF.

Participou ativamente da elaboração da legislação ambiental do Estado do RJ e nacional.

3- Haroldo Mattos de Lemos (vídeo 01) (vídeo 02)

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1964 e tem Mestrado em Engenharia Sanitária, pela Universidade Tecnológica de Delft, Holanda, 1972/1973.

É Presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. É professor da Fundação Getúlio Vargas e Coordenador do MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da FGV e da FGV Online em vários cursos na área do meio ambiente e sustentabilidade.

Foi Presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ de julho de 2017 a julho de 2019, Presidente do Instituto Brasil PNUMA - Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Rio de Janeiro entre 1991 e 2015, Presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro de 2004 a 2017. Professor de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 1978 e 2011, onde coordenou Cursos de Especialização em Gestão Ambiental entre 1991 e 2012.

Foi Secretário no Ministério do Meio Ambiente de 1994 a 1999 e Secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional do Estado do Rio de Janeiro, de 1987 a 1991. Vice-Diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, de 1982 a 1987, Diretor Geral do Instituto Nacional de Tecnologia – INT, de 1980 a 1982 e Presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA, de 1975 a 1979.

4- Victor Coelho

Victor Coelho é engenheiro formado pela antiga Escola Nacional de Engenharia. Entrou para o serviço público em 1965, pelo Estado da Guanabara, lotado inicialmente no Departamento de Limpeza Urbana, passando depois para o IES (Instituto de Engenharia Sanitária), em 1969.

Participou da criação da FEEMA, em 1975, aonde atuou como diretor, vice-presidente e presidente, encerrando sua carreira em 1996.

É autor de 3 publicações, “Baía de Guanabara, uma história de agressão ambiental”, “Paraíba do Sul, um rio estratégico” e “Lagoa Rodrigo de Freitas, uma discussão centenária”.

em 1977 ele passou a ser Consultor da Organização Panamericana da Saúde e participou do Estabelecimento  da Rede Mundial de Monitoragem de Qualidade das Aguas na América Latina ( Argentina,Brasil e Uruguai)

Em 1981e 1982 participou como representante da OPS na elaboração do Plano Nacional de Controle de Poluição das Águas da Costa Rica.

Em 1983 fez o mesmo na Guatemala.

A partir de 1983 passou a ser membro do Painel de Peritos Assessores em Poluição Ambiental e Substâncias Tóxicas.